Como prevenir a aparição de mofo e bolor

É comum vermos manchas acinzentadas e escuras em paredes de ambientes fechados com pouca ventilação e baixa iluminação natural. Isso ocorre graças à presença de fungos, que se proliferam com enorme facilidade sob essas condições e causam dois problemas bastante comuns em quartos: mofo e bolor.

Apesar de apresentarem características semelhantes, eles podem ser classificados como estágios diferentes. O bolor é o estágio inicial da ação dos fungos. É facilmente identificado por apresentar uma textura em alto relevo na cor cinza e sua remoção é simples e fácil. Já o mofo é um estágio mais avançado, no qual apresenta uma coloração mais escura, maior dificuldade para ser removido e chances de maiores danos à estrutura.

A presença de umidade no ambiente também facilita o surgimento dos fungos. Assim, uma das principais ações para prevenir o aparecimento de mofo e bolor é a impermeabilização da estrutura. Outro ponto a ser considerado é a ventilação do local.

É essencial garantir a remoção de mofo ou bolor antes de realizar qualquer pintura em uma área contaminada. O rolo de pintura pode espalhar os fungos por toda a superfície da parede ou teto. Existem tintas antimofo que poderão ser utilizadas em superfícies com pequenos focos de mofo. Nos casos em que a superfície está corroída, é preciso remover a tinta e a argamassa com uma espátula e realizar novamente todo o acabamento, além da aplicação de um impermeabilizante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *